Disciplina da Medicina Tradicional Chinesa que foi evoluindo ao longo dos tempos

O que é o Chi kung?

Arte milenar chinesa de bem-estar e equilíbrio

O que é o Chi kung

O Conceito de Chi Kung

Se Chi significa energia da vida e kung é trabalho/domínio, podemos definir o que é o chi kung como a arte de dominar ou controlar a energia vital através de exercícios executados de forma suave e lenta. O processo é progressivo e suave, permitindo abrandar o alucinante ritmo de vida dos nossos dias, reconectar a mente e o corpo, bem como reforçar a tomada de consciência de nós mesmos e do que nos rodeia.

O Chi kung, também denominado Qigong, combina exercícios com técnicas de respiração e de meditação com o intuito de estimular todos os sentidos por forma a libertar o corpo e a mente.

O Chi kung visa manter ou aumentar as reservas de energia no organismo para que esta flua livremente pelo corpo, eliminando os obstáculos à sua circulação causados por fatores como a má alimentação, o stress, o cansaço, a inatividade, a poluição, os pensamentos negativos ou menos bons, entre outros.

O que é o Chi kung e como funciona?

Podemos definir o que é o Chi kung como sendo uma aula de ginástica, feita de forma suave, lenta e delicada, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades, que trabalha corpo, mente e respiração e cujos efeitos começam a ser sentidos ao fim de algum tempo de prática regular.

"Faz Chi kung e torna-te uma cana de bambu, torna-te resistente"

Tenha em mente que a cana de bambu é um símbolo de resistência, verga mas não parte, é flexível.

Vantagens do Chi kung

História do
Chi kung

A origem e a evolução desta prática milenar tem sido surpreendente.

Há quem defenda que o Chi kung surgiu na pré-história, na China, em conjugação com sistemas medicinais primitivos. Alguns historiadores estabelecem mesmo uma ligação entre o Chi kung e algumas danças que povos antigos praticavam por acreditarem que os movimentos rítmicos tinham características medicinais.

Contudo, é unânime considerar que os mais importantes principios do Chi kung foram estabelecidos pelos taoístas, cujas ideias remontam há mais de 2500 anos. Tinham como mote alcançar a longevidade e acreditavam que estes exercícios os ajudavam a atingir o objetivo.
O uso do termo Chi Kung é relativamente recente, datando do início do século XX, e é utilizado, atualmente, para designar múltiplos exercícios, destinados a desenvolver as forças física, energética, mental ou espiritual, ou para fins terapêuticos, mediante a utilização da Energia Vital - Chi, ou Qi.

Existem varias escolas de Chi kung, sendo as mais conhecidas as escolas religiosas - budistas e taoistas - e as escolas marciais e terapêuticas. A que utilizamos é a Terapêutica.
Hoje em dia, o Chi kung é uma atividade praticada em todo o mundo, por pessoas de todas as idades. Ainda que no atual mundo digital exista muita informação disponível sobre o tema, é fundamental praticar esta atividade com um profissional credenciado, para que se possa tirar todo o partido das vantagens do Chi kung.

Por forma a usufruir ao máximo desta modalidade, aconselhamos a que se escolha um local tranquilo, relaxante, agradável, de preferência ao ar livre, para a sua prática.
  • Aumento dos níveis de concentração e de memória;
  • Redução do stress e da ansiedade;
  • Reforço do sistema imunitário;
  • Melhoria dos sistemas respiratório e circulatório;
  • Fortalecimento e fexibilidade das articulações e da massa óssea;
  • Melhoria da postura;
  • Equilíbrio do fluxo de energia corporal.

Vantagens do
Chi kung

Gostaria de usufruir de todas as vantagens do Chi kung?

Fale connosco e venha experimentar uma aula.